London: A Crush on Shopping

Compras? Quem não gosta? E praticidade, então? Pelo menos metade dos seres-humanos contam com um dia-a-dia muito corrido. Por isso no Brasil há um número imenso de shoppings espalhados pelas cidades. A oferta de serviços prestados e variedade nas opções para escolher onde deixar algumas das suas notas de Real é um chamariz essencial na conquista de um público fiel.

Apesar de reunir várias coisas num só lugar, esses grandes centros de consumo imediato e instantâneo (há sempre um horário vago para a manicure no salão do shopping- fato) não são tão comuns na Europa, mesmo nas grandes metrópoles. However, eles também existem por lá, em menor número, mas muito, muito modernos e completos. E mesmo eu, que sou super à favor dos shoppings a céu aberto, como o de Carnaby Street, me rendo once in a while.

Em Londres o Westfield Shepherd’s Bush, no West London, é de deixar qualquer um boquiaberto com a arquitetura. E o brand-new Westfield Stratford City, o maior da Europa em perímetro urbano, traz ar arrojado ao “tradicional” East London.

Abrangendo desde lojas de departamentos, lojas de vestuário feminino e masculino, acessórios, artigos esportivos, high street e fast fashion shops, jóias e perfumaria, os centros contam com cinemas de última geração, onde já aconteceram premiéres de importantes filmes, “arenas” para shows e concertos musicais, e claro, restaurantes, cafés e salas de chá de altíssimo nível. Um dos meus preferidos, é o Jamie’s Italian, do chef britânico Jamie Oliver, que tem pouquíssimas unidades na cidade, com uma delas escolhida à dedo num espaço extremamente agradável no West.

As lojas de departamento aliás, com a mesma configuração de espaço, porém mais friendly que as americanas, não intimidam a clientela menos provida de dinheiro.

Todas elas possuem linhas próprias de roupas ou artigos para casa, por exemplo, espaços de marcas menores e mais acessíveis, e também andares e alas com marcas de high-street fashion, como H&M, Topshop e Topman. As ações, pequenos eventos, e demonstração de produtos, são iguais para todos, assim como o tratamento dos vendedores com os clientes, sem exceções.

Além do consumo “básico” de moda, as lojas de departamento tornam-se um passeio prazeroso quando a previsão do tempo erra e você é obrigado a optar por programas indoor.

Quem acha que a Harrods é só pra passar em frente e tirar foto, pela bela e clássica fachada típica inglesa, se enganou. Se quiser gastar pouco e com muita qualidade, mas já comprou todas as lembranças que precisava, vá direto passear no Food Hall. Dividido em áreas de patisserie, boulangerie, rotisserie você vai do céu ao inferno tentando equilibrar o pecado da gula. Não deixe de provar um quitute de cada setor, eles tem mini-comidas (mini-cupcake, mini-pão, mini-hamburguer…) e produtos já embalados para viagem!

O restaurante japonês Pan Chai, que fica no mesmo andar, entre as maravilhas da cozinha real, é super descontraído e ótimo para um almoço ou jantar bem casual.

A Selfridges é uma loja de departamentos maravilhosa pra quem está estudando Visual Merchandising, just amazing! As vitrines são sempre minuciosamente “confeccionadas” com temas divertidos, conceituais e comerciais, e a gerência e layout dos cabideiros, hot spots e manequins dos pisos perfeitamente posicionados. Sempre há exposições em meio às sessões, tornando a loja um verdadeiro museu da indumentária.

John Lewis, além de todos os departamentos, vestuário, beleza, etc, serem praticamente iguais às outras lojas de departamentos, os de papelaria e de decoração sem dúvidas nenhuma não podem deixar de serem vistos. É o melhor lugar para fazer compras de utensílios domésticos fofos sem extrapolar o budget.

Para flertar com o cartão de crédito, para ele não estourar antes de você completar suas compras, ou para aproveitar dos outros serviços nos oferecidos, os grandes magazines e centros comerciais são sempre tentadores e ficarão com um pouco do nosso dinheirinho. Hunf.

Fala pra gente quais são os seus flertes e tentações do consumo!

About these ads

, , , ,

  1. Deixe um comentário

OH YEAH, comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s